Letramentos Sociais: Abordagens Criticas Do Letram, De Brian V Street. Editora Parabola, Capa Mole Em Português
- Capa do livro: Mole
- ISBN: 09788579340789.
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Características principais
Título do livro | Letramentos Sociais: Abordagens Criticas Do Letram |
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Autor | Brian V Street |
Idioma | Português |
Editora do livro | PARABOLA |
Capa do livro | Mole |
Outras características
ISBN: 09788579340789
Descrição
"Letramentos sociais - Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação desenvolve abordagens alternativas e críticas à concepção de letramento numa perspectiva internacional. Representa parte da tendência atual rumo a uma consideração mais ampla do letramento como práticas sociais, focalizando a natureza social da leitura e da escrita e o caráter múltiplo das práticas letradas, valendo-se de perspectivas transculturais. Street enfatiza a natureza social do letramento, em oposição ao que denomina perspectiva autônoma do letramento, orientada para as habilidades. Reconhecendo que existem múltiplos letramentos praticados em contextos reais, sugere aos leitores que rejeitem a teoria da grande divisão, que adota uma visão etnocêntrica e hierárquica, privilegiando uma forma particular de letramento sobre as muitas variedades que a pesquisa agora mostra existirem mundo afora. Em contraposição a essa perspectiva, Street propõe um modelo ideológico de letramento, segundo o qual as práticas de leitura e escrita estão sempre inseridas não só em significados culturais, mas em posições ideológicas sobre o que conta como letramento e nas relações de poder a ele associadas. O quadro no qual a pesquisa sobre letramento é conduzida ainda está sendo reconfigurado para incorporar questões complexas como poder, identidade e agência. Uma razão importante para a escolha deste livro, entre os diversos que Brian escreveu, para um público brasileiro é que neste momento no Brasil várias dessas questões estão sendo abordadas - tanto os aspectos teóricos relativos aos múltiplos letramentos quanto as práticas relativas ao tratamento da leitura e da escrita dentro e fora da escola."